Três módulos de atividades já foram realizados com bombeiros e dependentes
A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ), por meio da Coordenação Especial de Ações do Meio Ambiente (Ceama), deu início ao Programa de Educação para a Sustentabilidade, no dia 6 de novembro. Três módulos de atividades foram realizados no Complexo de Ensino Coronel Sarmento (CECS) e no Centro de Capacitação da Arcádia, parceira no projeto junto com o Fundo de Apoio ao Corpo de Bombeiros RJ. Nesta etapa foram abordadas questões como coleta seletiva, compostagem e aproveitamento dos alimentos. A próxima fase vai acontecer entre os dias 27 de novembro e 13 de dezembro com foco em arte e empreendedorismo.
De acordo o coordenador da Ceama, coronel Paulo Mantuano, o programa consiste em levar ao militar e aos seus dependentes as boas práticas de relacionadas à sustentabilidade e meio ambiente.
– Os ensinamentos podem ser empregados tanto nas unidades do Corpo de Bombeiros quanto em suas residências, contribuindo para a preservação ambiental, a conscientização quanto ao consumo dos recursos naturais e o bem estar das gerações futuras – disse.
Para o secretário de Estado da Defesa Civil e comandante do Corpo de Bombeiros RJ, é urgente e necessário planejar ações e programas que levem em conta a sustentabilidade econômica, ambiental e social.
– A Sedec e o CBMERJ entendem essa ideia e já vêm colocando em prática em suas unidades, como é o caso dos quartéis da Gávea, Vila Isabel, Petrópolis, Araruama, Barra Mansa, Volta Redonda, entre outros. Os novos rumos de nossa secular corporação transcorrem pelas questões ambientais. Precisamos estar em sintonia com as novas técnicas e tecnologias. Além disso, o papel dos cidadãos também é fundamental para este momento. Proteger o meio ambiente é prevenir desastres! – destacou o coronel Robadey.