VI Plataforma Regional discutiu a redução do risco de desastres nas Américas e Caribe
A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) participou, no fim de junho, da VI Plataforma Regional para Redução do Risco de Desastres nas Américas e Caribe, que aconteceu em Cartagena das Índias, na Colômbia. O evento, organizado pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNISDR), reuniu representantes de governos, de entidades da sociedade civil e do setor privado.
– O encontro permitiu a troca de experiências e estratégias globais, visando à implementação das diretrizes e prioridades definidas no Marco de Ação de Sendai (2015-2030) e do Plano de Ação Regional acordado na Plataforma de Montreal, no Canadá, produzindo compromissos institucionais e governamentais em prol das políticas de redução de riscos de desastres – afirmou o tenente-coronel Alexandre Silveira, assessor da Subsecretaria da Sedec–RJ, que integrou a delegação brasileira.
O oficial participou das reuniões técnicas de avaliação e proposição e também apresentou um trabalho produzido pela equipe da Escola de Defesa Civil do Rio de Janeiro com o tema: “Desafios e possibilidades do ensino em Defesa Civil – A experiência da Escola de Defesa Civil na redução dos riscos de desastres”.
Mais de mil delegados participaram do evento, tais como formuladores de políticas e especialistas em gestão de risco de desastres. A Plataforma Regional incluiu segmentos intergovernamentais, sessões técnicas paralelas e atividades especiais em que os presentes tiveram a oportunidade de interagir e discutir a implementação de melhores práticas e lições aprendidas.
– Um dos resultados mais importantes do encontro foi a formulação da agenda regional de redução do risco de desastres para os próximos dois anos na região das Américas – completou o tenente-coronel