Defesa Civil do Estado e Corpo de Bombeiros RJ participaram da Operação Unitas 2019

Quinta, 29 Agosto 2019 16:25

Exercício marítimo multinacional é o mais antigo organizado pelos Estados Unidos e prevê o fortalecimento da interoperabilidade em situações adversas

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) participaram,  entre os dias 26 e 28 de agosto, da Operação Unitas 2019. Trata-se do exercício marítimo multinacional mais antigo organizado pelos Estados Unidos. É realizado desde 1959 e ocorre no formato anfíbio desde 2008. Dividida em fases, a atividade contou com mais de 20 militares da corporação, além de um cão, equipamentos operacionais, viaturas e aeronave. Esta é a 60ª edição e aconteceu na Ilha de Marambaia, no distrito de Itacuruça, em Mangaratiba.

A instrução teve o objetivo de fortalecer a interoperabilidade entre as Marinhas e estreitar laços com os demais órgãos envolvidos. A operação simulada visou à preparação para atendimento a casos de ocorrências reais. Foi um teste de capacidade de cooperação regional marítima em cenários de ajuda humanitária e resposta a desastres naturais.

Durante as atividades, os militares fluminenses participaram de ações de Defesa Civil, salvamento, atendimento pré-hospitalar e coordenação do incidente.