Bombeiros de Petrópolis recebem treinamento para atuação em soterramentos

Terça, 17 Dezembro 2019 14:29

Capacitação ministrada pelo GBS atualizou a tropa sobre os novos protocolos internacionais de busca e resgate

Bombeiros do quartel de Petrópolis (15º GBM) receberam, nos dias 4 e 5 de dezembro, treinamento especializado para atuação em situações de soterramento. As instruções, ministradas pelo Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), também beneficiaram militares do 32º Batalhão de Infantaria Leve do Exército. O objetivo da capacitação foi atualizar a tropa sobre os novos protocolos internacionais de busca e resgate.

As aulas contaram com conteúdos teóricos e práticos e incluíram noções de intervenções manual e hidráulica em terrenos deslizados; técnicas de resgate em valas e trincheiras; e até psicologia de desastres. No último dia, os militares participaram de um simulado de deslizamento com sete vítimas desaparecidas.

- Foi um sucesso. Parabéns aos instrutores e a todos os envolvidos. Acredito que fará significativa diferença na atuação dos nossos bombeiros nesse tipo de evento,  que historicamente atendemos - afirmou o comandante da unidade, tenente-coronel Gil Kempers.

A capacitação teve como base algumas técnicas empregadas no Curso de Operações de Salvamento em Desastres (COSD), ministrado pelo GBS.

- Esses exercícios fazem parte de um planejamento estratégico operacional de melhoria contínua da resposta a desastres. As interações entre os quartéis e as equipes especializadas são extremamente importantes para o aprimoramento do trabalho - disse o comandante do GBS, tenente-coronel Rodrigo Bastos.

O simulado contou, ainda, com o apoio dos veículos aéreos não tripulados (drones) do Grupamento de Operações Aéreas do CBMERJ.