Guarda-vidas do 4º GMar promovem palestras sobre prevenção a afogamentos

Terça, 04 Dezembro 2018 10:30

Mais de 200 alunos da rede municipal de ensino de Maricá participaram das atividades

Guarda-vidas do 4º Grupamento Marítimo (GMar-Itaipu) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizaram um ciclo de palestras, entre os dias 22 e 28 de novembro, em escolas de Maricá. O tema trabalhado foi ‘Prevenção ao afogamento nas praias’. A ação, em parceria com a prefeitura da cidade, tem como objetivo a redução de ocorrências deste tipo e, consequentemente, do número de mortes. Mais de 200 crianças participaram das atividades. A ideia é que haja continuidade do projeto no próximo ano letivo.

Neste primeiro momento, as palestras aconteceram em três unidades escolares definidas pela Secretaria Municipal de Educação: E. M. João Monteiro, no Recanto; E. M. Marquês de Maricá, no Jardim Atlântico; e E. M. Lúcio Thomé, em Cordeirinho. O público alvo foi formado por alunos do ensino fundamental, com idade entre 14 e 16 anos.

- A prevenção é a melhor forma de combate aos afogamentos. E instruir crianças e adolescentes em idade escolar é o meio de resposta mais rápido que temos para a diminuição das ocorrências. Eles são frequentadores das praias e disseminadores das boas ações entre amigos e familiares. A conscientização é necessária e eficaz – disse o comandante do 4º GMar, tenente-coronel Júlio Melo.