Corpo de Bombeiros RJ capacita militares da Região Serrana

Sexta, 14 Dezembro 2018 22:34

Curso de Operações de Salvamento em Desastres tem como foco a atuação dos militares em situações de colapso estrutural e deslizamento de terra

Os quartéis de Nova Friburgo (6º GBM), Petrópolis (15º GBM) e Teresópolis (16º GBM) finalizaram, no dia 30 de novembro, um treinamento intensivo voltado para atuação em situações de colapso estrutural e deslizamento de terra. A capacitação, que durou cinco dias, faz parte do Programa de Qualificação Operacional do Estado-Maior Geral (EMG) e foi ministrada pelo Grupamento de Busca e Salvamento (GBS).

As instruções contaram com apoio do 2º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (2º GSFMA) e da Coordenadoria de Veículos Aéreos Não-Tripulados (COVANT). Os militares participaram de oficinas de resgate em estruturas colapsadas e áreas deslizadas, utilizando técnicas como: elevação de carga; extração de vítimas; ancoragem expedita; movimentação de carga com bipé; escoramento em vala, entre outras.

- A iniciativa tem como objetivo preparar os militares da Região Serrana para as contingências características do Verão, estação marcada por chuvas fortes. A ação permite que nossas unidades estejam preparadas para uma pronta resposta nesses tipos de eventos e alinhadas com o fluxo de atuação das demais unidades - afirmou o capitão Silva, coordenador do Curso de Salvamento em Altura (CSALT) e do Curso de Operações de Salvamento em Desastres (COSD).

As instruções aconteceram nas dependências do GBS, na Barra da Tijuca, e do 16º GBM, em Teresópolis. O curso também contou com um exercício simulado, que integrou os eventos alusivos ao Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres, comemorado no dia 29 de novembro.